segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Zoológico-2011



















































Para manter animais que necessitam unicamente de proteínas e nutrientes provenientes de alimentos de origem animal, o Zôo de São Paulo mantém dietas à base de carne bovina, de aves e suína. São utilizadas as mesmas comercializadas para seres humanos e suplementadas com vitaminas e minerais. Mas, em nossa coleção existem espécies que não aceitam pedaços de carne, como serpentes e rapinantes por exemplo, que necessitam de um alimento específico para que seu metabolismo continue em equilíbrio. Assim, sempre pensando no bem estar animal mantemos um Biotério, cuja finalidade é a de manter e reproduzir animais que possam ser usados como parte da dieta de nossos animais estritamente carnívoros.

Biotérios são áreas específicas, autorizadas e equipadas para acomodar animais como roedores, aves e insetos que serão oferecidos aos outros animais. O nosso Biotério tem mais de 10 anos e um dos parâmetros que defendemos é que antes do animal ser parte de dietas ele é um Ser Vivo e necessita de cuidados e uma alimentação balanceada.

O acervo de nosso Biotério compreende em ratos, camundongos, porquinhos da Índia, pintinhos, codornas, grilos, baratas e tenébrios. Os funcionários são treinados para esta atividade e o bioterista é um biológo, que além de assegurar a qualidade genética também controla o bem estar destes animais, desenvolvendo uma rotina que supra todas as necessidades do acervo do Biotério.
Mas, as presas não são oferecidas vivas, geralmente elas são abatidas em câmaras de gás. Este método é o mais indicado nas formas de abate, pois é um processo rápido e não que deixa resíduos no organismo.

Não devemos encarar a Cadeia Alimentar com desprezo ou indiferença, pois este processo é essencial para a manutenção das espécies, inclusive a da “raça humana”...

FUNDAÇÃO PARQUE ZOOLÓGICO DE SÃO PAULO
Texto de Patricia Alexandrini
Bióloga Setor de Alimentação Animal

Acesse o link abaixo e veja a Fazenda do Zoológico de São Paulo.

http://www.zoologico.sp.gov.br/fazendadozoo.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário