sexta-feira, 13 de maio de 2011


ABOLIÇÃO DA ESCRAVATURA – LEI ÁUREA


Introdução :

Na época que os portugueses começaram a colonização do Brasil, não existia mão-de-obra para a realização de trabalhos manuais. Diante disso, eles procuraram usar o trabalho dos ÍNDIOS nas lavouras; entretanto , esta escravidão não pôde ser levada adiante,pois os religiosos se colocaram em defesa dos índios condenando sua escravidão.Assim, os portugueses passaram a fazer o mesmo que os demais europeus daquela época.Eles formam à busca de negros na ÁFRICA para submetê-los ao trabalho escravo em sua COLÔNIA . Deu-se , assim, a entrada dos escravos no Brasil .

Processo de abolição da escravatura no Brasil:

Os negros, trazidos do CONTINENTE AFRICANO , eram transportados dentro dos porões dos navios negreiros.Devido as péssimas condições deste meio de transporte, muitos deles morriam durante a viagem.Após o desembarque eles eram comprados por fazendeiros e senhores de engenho, que os tratavam de forma cruel e desumana.
Apesar desta prática ser considerada “normal” do ponto de vista aqueles que eram contra este tipo de abuso.
Estes eram os abolicionistas (grupo formado por literatos,religiosos,políticos e pessoas do povo ); contudo , esta prática permaneceu por quase 300 anos . O principal fator que manteve a escravidão por um longo período foi o eco nômico. A economia do país contava somente com o trabalho escravo para realizar as tarefas da roça e outras tão pesadasquanto estas. As providências para alibertação dos escravos deveriam ser tomadas lentamente.
A partir de 1870, a REGIÃO SUL do Brasil passou a empregar assalariados brasileiros e imigrantes estrangeiros ; no Norte , as usinas substituíram os primitivos engenhos, fato que permitiu a utilização de um número menor de escravos. Já nas principais cidades, era grande o desejo do surgimento de indústrias. Visando não causar prejuízo aos proprietários, o governo , pressionadopela Inglaterra , foi alcançando seus objetivos aos poucos .O primeiro passo foi dado em 1850 , com a extinção do tráfico negreiro. Vinte anos mais tarde , foi declarado a Lei do Ventre-Livre (de 28 de setembro de 1871). Esta lei tornava livre os filhos de escravos que nasceram a partir de sua promulgação.
Em 1885, foi aprovada a Lei Saraiva–Cotegipe ou dos Sexagenários que beneficiava os negros de mais de 65 anos. Foi em 13 de maio de 1888, através da LEI ÁUREA , que liberdade total finalmente foi alcançada pelos negros no Brasil. Esta lei, assinada pela Princesa Isabel , abolia de vez a escravidão no Brasil.

FONTE: www.suapesquisa.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário